quinta-feira, 9 de junho de 2016

Santos Populares

Os Santos Populares este ano começaram a ser celebrados mais cedo, e que bem que foram!!
O fim-de-semana propriamente dito dos Santos Populares, o que se avizinha, estarei  no Algarve então antecipei-me e foi uma grande descoberta!
Longe da confusão do 13 de Junho, os fins-de-semanas antes e depois da data têm festa garantida mas com menos gente, onde se consegue circular e falar à vontade.
Fiquei ainda mais fã dos santos populares, pelo ambiente, pelas pessoas, pelas as tradições e pelo típical!!

Foram dois dias seguidinhos, o primeiro na Bica e em São Pedro de Alcântara, o segundo em Alfama. Ambos novidades para mim mas os de eleição, sem dúvida!!

No primeiro dia a intenção era ir à Rota das Tapas com as manas Fi e R* que, este ano, coincidiu com a altura dos santos, uma feliz coincidência!! Foi o meu record, fomos a 5 tapas, e que boas que eram, as escolhas nem sempre são fáceis e por vezes a quantidade de pessoas dificulta, mas este ano começamos bem cedinho, por volta das 20h o que facilitou muito a nossa vida. Após as tapas acompanhando o espírito que já se vivia nas ruas ficámos pelos santos até noite fora...









No dia seguinte, não satisfeita com a noite anterior, voltei aos santos mas desta vez com um
grupo de famílias amigas que se reuniram e rumaram a Alfama.
Começou por um jantar junto à associação de moradores de Alfama, com a típica sardinha, a típica febra e não podia faltar a sangria para as mulheres e a cerveja para os homens.  A praça escolhida, foi logo a primeira que vimos, estava junto à associação de moradores o que nos permitiu ter  o privilegio de ver em primeira mão a marcha a desfilar. Já bem animados com o jantar fomos para as ruas e  para outros largos, onde a animação era cada vez maior, aproveitando o bailarico, o ambiente e também para conhecer a zona.







Fica a recomendação de ir aos santos fora do fim-de-semana caótico e combinar com uma grupo de amigos uma jantarada típica desta altura.

Será que me despeço até para o ano Santos Populares ou será que ainda sou capaz de ir dar mais um pezinho de dança nos outros arraias!? Veremos...

M de dáda*

Sem comentários:

Enviar um comentário